segunda-feira, 30 de setembro de 2013

JOHAN SEVERIN SVENDSEN

Johan Severin Svendsen nasceu em Christiania, atual Oslo no dia 30 de setembro de 1840 e morreu em Copenhague no dia 14 de junho de 1911. Grande compositor, maestro e violinista norueguês que passou a maior parte de sua vida na Dinamarca. Em contraste a seu amigo próximo e grande compositor Edvard Grieg, Svendsen obteve fama mais por sua habilidade de orquestração do que pelo valor harmônico de sua música. Enquanto Grieg compôs majoritariamente para pequenos grupos, a maior parte da obra de Svendsen é para orquestras e grandes grupos. Sua composição mais famosa é o romance para violino e orquestra.


Johan Severin Svendsen
===========================================================
FILATELIA: SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA. (J.A.B.F.)
============================================================ 



domingo, 29 de setembro de 2013

MIGUEL DE CERVANTES

Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares no dia 29 de setembro de 1547 e morreu em Madrid no dia 22 de abril de 1616. Importante romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno,  um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura.  A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A língua de Cervantes).


Miguel de Cervantes Saavedra


Miguel de Cervantes Saavedra


Miguel de Cervantes Saavedra


E/D
Juan Montalvo
Miguel de Cervantes Saavedra





sábado, 28 de setembro de 2013

HENRI MOISSAN

Henri Moissan nasceu em Paris no dia 28 de Setembro de 1852 e morreu em Paris no dia 20 de Fevereiro de 1907. Importante químico francês.
Recebeu o Nobel de Química de 1906. Morreu repentinamente em Paris, no ano de 1907, pouco depois do seu retorno de Estocolmo, após receber o Nobel de Química. Não se sabe se as suas experiências com o elemento flúor contribuíram para a sua morte prematura.


Henri Moissan


Henri Moissan


E/D
Henri Moissan (1852-1907) 
Camillo Golgi (1843-1926)
Santiago Ramón y Cajal (1852-1934)




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JACQUES-BÉNIGNE BOSSUET

Jacques-Bénigne Bossuet nascido em Paris no dia 27 de setembro de 1627 e morreu em Paris no dia 12 de abril de 1704. Bispo e teólogo francês. Bossuet foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político; ele criou o argumento que o governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus. Foi autor de “A Política” tirada da Sagrada Escritura, publicada postumamente em 1709, na qual defende a teoria do Direito divino dos reis justificando que Deus delegava o poder político aos monarcas, conferindo-lhes autoridade ilimitada e incontestável. O caso mais exemplar de governante que se serviu das ideias de Bossuet foi Luís XIV de França, chamado "Rei Sol".
 
 
Jacques-Bénigne Bossuet
 


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GEORGE GERSHWIN

George Gershwin, nascido Jacob Gershowitz,  nasceu bairro do Brooklyn em  Nova Iorque no dia 26 de setembro de 1898 e morreu em  Hollywood no estado da  Califórnia no dia 11 de julho de 1937. Grande compositor dos Estados Unidos. Escreveu a maioria de seus trabalhos vocais e teatrais em colaboração com seu irmão mais velho, o letrista Ira Gershwin. George Gershwin compôs tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos. Ele também escreveu músicas populares de grande sucesso.

 
IRA E GEORGE GERSHWIN
====================================
FILATELIA: SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA. (J.A.B.F.)
===================================
 

CONVITE

CONVITE AOS FILATELISTAS e NUMISMATAS de Uberlândia (MG) e Região. O Clube Filatélico e Numismático de Uberlândia estará promovendo neste sábado,  dia 28 de setembro,  o tradicional encontro do “ÚLTIMO SÁBADO DE TODO MÊS”. Este ocorrerá na Agência Filatélica de Uberlândia na Av. Getúlio Vargas, 298 – centro.  DIVULGUEM! COMPAREÇAM!

 
BANDEIRA
UBERLÂNDIA

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

OLE ROMER

Ole Christensen Rømer nasceu em Aarhus no dia 25 de setembro de 1644 e morreu em Copenhaga no dia 19 de setembro de 1710. Grande astrônomo dinamarquês. Estabeleceu, em 1676, com provas científicas, que a velocidade da luz é finita, ainda que bastante elevada. Foi talvez o primeiro cientista a medir a velocidade da luz. Sua descoberta foi feita através da observação do planeta Júpiter, principalmente de uma de suas luas, Io. Ole Rømer observou que Io se eclipsava a cada 28 horas com Júpiter, e num definido período da órbita terrestre, onde seu ponto de observação na Terra para Júpiter estaria comprometido pelo Sol (o Sol estaria "entre" a Terra e Júpiter impedindo a observação). Ole Rømer resolveu fazer uma previsão da hora e dia que seria possível ver o próximo eclipse de Io assim que a Terra voltasse a uma posição favorável na órbita terrestre. No dia e hora marcado o telescópio foi apontado e se constatou um atraso de apenas 17 minutos na ocorrência do eclipse. Após verificar seus cálculos, Ole Rømer chegou à conclusão de que o atraso em sua previsão ocorreu pela diferença entre as distâncias da Terra a Júpiter nos dois pontos diferentes da órbita, ajudando a acumular dados sobre a velocidade da luz. Rømer não calculou a razão, nem dá um valor para a velocidade da luz. No entanto, muitos outros calcularam uma velocidade apartir de seus dados, o primeiro foi Christiaan Huygens, após correspondências com Rømer e obtendo mais dados, Huygens deduziu que a luz viajou 16 2⁄3 diâmetros da Terra por segundo. Ole Rømer foi contratado pelo governo francês da época. O rei Luís XIV tornou-o preceptor do Delfim. Participou, também, das construções das fontes do Palácio de Versalhes.

 
OLE ROMER

 
 OLE ROMER

 
Christiaan Huygens

 
Christiaan Huygens

 
Christiaan Huygens
==================================

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PARACELSO

Paracelso, pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, nasceu em Einsiedeln no dia 17 de dezembro de 1493 e morreu em Salzburgo no dia 24 de setembro de 1541.Importante médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão. A ele também é creditado a criação do nome do elemento zinco, chamando-o de zincum.
Seu pseudônimo Paracelso significa "superior a Celso (médico romano)". No estudo da sua biografia, fato tem sido gradualmente separado da crença, mas nenhum acordo foi alcançado no que respeita à natureza e sentido de seu ensino. Ele é considerado por muitos como um reformador do medicamento. Também é aclamado por suas realizações em Química e como fundador da Bioquímica e da Toxicologia.
Ele aparece entre cientistas e reformadores como Andreas Vesalius (1514-1564), Nicolau Copérnico (1473-1543) e Georgius Agricola (1494-1555), e, portanto, é visto como um moderno. Por outro lado, sempre possuiu uma aura de místico e até mesmo obscura reputação de mago.

PARACELSO
 
PARACELSO
 
ANDREAS VESALIUS
 
ANDREAS VESALIUS
 
NICOLAU COPÉRNICO
 
NICOLAU COPÉRNICO
 
GEORGIUS AGRÍCOLA
 
NICOLAU COPÉRNICO
===================================
FILATELIA: SOMATÓRIA DE ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA.(J.A.B.F.)
===================================
 
 
 
 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

10º ENCONTRO DO CEARÁ

 



O 10º Encontro de Multicolecionismo do Ceará acontecerá nos dias 26 a 28 de setembro pf. na Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema – Fortaleza.
 

domingo, 22 de setembro de 2013

ANTÔNIO CONSELHEIRO

Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu em Quixeramobim no dia 13 de março de 1830 e morreu em Canudos no dia 22 de setembro de 1897. Conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, que se autodenominava "o peregrino", foi um líder religioso brasileiro. Figura carismática adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1897. A imprensa dos primeiros anos da República e muitos historiadores, para justificar o genocídio retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra revolucionário monarquista perigoso. Euclides da Cunha retratrou muito bem o drama em seu livro “Os Sertões”.

 
ANTÔNIO CONSELHEIRO
 
 
EUCLIDE DA CUNHA
AUTOR
"OS SERTÕES"
 

MICHAEL FARADAY

Michael Faraday nasceu em Newington, Surrey no dia 22 de setembro de 1791 e morreu em Hampton Court no dia 25 de agosto de 1867. Grande físico e químico inglês, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos.  Suas contribuições mais importantes e seus trabalhos mais conhecidos foram os intimamente conectados fenômenos da eletricidade, eletroquímica e do magnetismo, e diversas outras contribuições muito importantes na física e na química.


 
MICHAEL FARADAY
 
 
MEDALHA COMEMORATIVA
MICHAEL FARADAY
 
 
CÉDULA
MICHAEL FARADAY
 

sábado, 21 de setembro de 2013

ARTHUR SCHOPENHAUER

Arthur Schopenhauer nasceu em Danzig no dia 22 de fevereiro de 1788 e morreu em  Frankfurt no dia 21 de setembro de 1860. Grande filósofo alemão do século XIX.
Seu pensamento sobre o amor é caracterizado por não se encaixar em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Sua obra principal é "O mundo como vontade e representação" (1819), embora o seu livro "Parerga e Paralipomena" (1851) seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã.  A influência oriental em sua filosofia o fez aceitar o ateísmo.  Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e entendia o budismo (e a essência da mensagem cristã, bem como o essencial da maior parte das culturas religiosas de todos os povos em todos os tempos) como uma confirmação dessa visão realista-pessimista. Schopenhauer também combateu fortemente a filosofia hegeliana e influenciou fortemente o pensamento de Eduard von Hartmann (1842-1906) e Friedrich Nietzsche (1844-1900). Schopenhauer acreditava no amor como meta na vida, mas não acreditava que ele tinha a ver com a felicidade.

 
ARTHUR SCHOPENHAUER
 
 
ARTHUR SCHOPENHAUER
 
 
ARTHUR SCHOPENHAUER
 
==================================
LORENA 2014 - Exposição de Um Quadro –
de 07 a 11. 06.2014.
10º Encontro FILACAP de Colecionadores em Lorena (SP) –
dias 07 a 08.06. 2014
=======================================

 

 

KWAME NKRUMAH

O Muito Honorável Doutor Conselheiro Privado Kwame Nkrumah nasceu em Nkroful no dia 21 de Setembro de 1909 e morreu em Bucareste no dia 27 de Abril de 1972. Importante líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro entre 1957 e 1960 e presidente de Gana de 1960 a 1966.

 
KWAME NKRUMAH

LUÍS CERNUDA

Luis Cernuda ou Luis Cernuda Bidón nasceu em Sevilha no dia 21 de Setembro de 1902 e morreu na Cidade do México no dia 5 de Novembro de 1963. Foi importante poeta e crítico literário andaluz.

 
LUÍS CERNUDA

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SANTOS DUMONT

Alberto Santos Dumont (1873-1932) no dia 20 de setembro de 1898 realiza primeiro vôo de um balão com propulsão própria.

 
ALBERTO SANTOS DUMONT
===================================
FILATELIA: SOMATÓRIA DEARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E TERAPIA.(J.A.B.F.)
===================================

EDUARDO GOMES

Eduardo Gomes nasceu em Petrópolis em 1896 e morreu no Rio de Janeiro em 1981. Importante aviador, militar e político brasileiro.
Patrono da Força Aérea Brasileira e ministro da Aeronáutica por duas vezes, no governo Café Filho (24 de agosto de 1954 a 11 de novembro de 1955) e no governo Castelo Branco (11 de janeiro de 1965 a 15 de março de 1967).

 
EDUARDO GOMES

PADRE JOSÉ MAURÍCIO

O padre José Maurício Nunes Garcia nasceu no Rio de Janeiro no dia 20 de setembro de 1767 e morreu no Rio de Janeiro no dia 18 de abril de 1830. Grande compositor brasileiro de música sacra que viveu a transição entre o Brasil Colônia e o Brasil Império. É considerado um dos maiores compositores das Américas de seu tempo.
Nunes Garcia era um religioso, mas conhecedor das ideias iluministas, compositor, regente, virtuose do órgão e do cravo, professor renomado, autor de modinhas e, por fim, mestre-de-capela da Sé da cidade (posto mais importante para um músico no Brasil Colônia). De origem humilde, sua história está entrelaçada a fatos marcantes da história brasileira. No começo do século XIX, o músico mulato atinge estatura intelectual e herda um legado precioso de compositores, mulatos-livres que alcançaram prestígio com a música, como Francisco Gomes da Rocha (1833-1918), Marcos Coelho Neto (1740-1806), Ignácio Parreiras Neves (1730-1794) e José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita (1746-1805). No final do século XVII torna-se aluno do poeta e bacharel Silva Alvarenga, um dos fundadores da Sociedade Literária, difusora das ideias do Iluminismo.  É assim que José Maurício busca o único caminho para o exercício da profissão de músico à época: tornar-se padre.

 
PADRE JOSÉ MAURÍCIO
 

JELLY ROLL MORTON

Jelly Roll Morton, nome artístico, de Ferdinand Joseph la Menthe Morton nasceu em Gulfport-Mississippi no dia 20 de Setembro de 1885 e morreu em Los Angeles no dia 10 de Julho de 1941. Importante pianista, compositor e orquestrador estadunidense.
Foi talvez o primeiro teórico do jazz. Aprendeu sua arte como pianista de regime de bordéis em Nova Orleans e sempre teve orgulho de sua herança creola e apesar de muitos documentos trazerem o seu ano de nascimento de 1890', o próprio Morton, revindicou ter nascido em 1885, talvez para ser mais convincente na 'teoria de ter inventado o jazz em 1902. Em 1923/1924, compos para piano a canção "The Red Hot Peppers". Escreveu "Blues New Orleans" e gravou mais de 58 canções entre 1927 e 1930.

 
JELLY ROLL MORTON

GHERMAN TITOV

Gherman Stepanovich Titov nasceu em Verkhnie Jilino no dia 11 de setembro de 1935 e morreu em Moscou no dia 20 de setembro de 2000. Foi um cosmonauta soviético. Nascido na república russa de Altai, Titov foi o segundo homem a ir ao espaço e entrar em órbita da Terra, após seu compatriota Yuri Gagarin.

GHERMAN STEPANOVICH TITOV
 
GHERMAN STEPANOVICH TITOV
 
GHERMAN STEPANOVICH TITOV
 

ALEXIS LEGER

Saint-John Perse, pseudônimo de Alexis Leger nasceu em Pointe-à-Pitre no dia 31 de maio de 1887 e morreu em Giens no dia 20 de setembro de 1975.Grande poeta e diplomata francês. Entre 1916 e 1921 esteve colocado na China, onde escreveu o livro Anabase, publicado em 1924. Residiu nos Estados Unidos entre 1940 e 1957.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1960.
 
 
ALEXIS LEGER
 
 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EMIL ZÁTOPEK

Emil Zátopek nasceu em Kopřivnice no dia 19 de Setembro de 1922 e morreu em Praga no dia 22 de Novembro de 2000. Grande atleta checo. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF.  Tornou-se um dos maiores nomes do atletismo em todos os tempos e recebeu o apelido de "Locomotiva de Praga" ou "Locomotiva Humana!". Em 31 de dezembro de 1953 Zátopec competiu na famosa Corrida de São Silvestre criada pelo jornalista Cásper Líbero para ser disputada no último dia de cada ano. O corredor checo venceu com facilidade sob os aplausos de todos os espectadores.

 
EMIL ZÁTOPEK
 
 
EMIL ZÁTOPEK
 
 
EMIL ZÁTOPEK
 
EMIL ZÁTOPEK
===================================================================
 
 
 

KONSTANTY CIOLKOWSKI

Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky ou Konstanty Ciołkowski nasceu em Izhevskoye no dia 5 de setembro de 1857 e morreu em Kaluga no dia 19 de setembro de 1935.  Grande cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes e da cosmonáutica. O alemão Hermann Oberth (1894-1989) e o norte-americano Robert H. Goddard (1882-1945) foram seus seguidores.  Foi um dos principais representantes do movimento filosófico russo conhecido como Cosmismo, surgido no início do século XX. Tsiolkovsky residiu numa cabana de troncos nos arredores da cidade russa de Kaluga durante grande parte da sua vida.

 
KONSTANTY CIOLKOWSKI
 
 
KONSTANTY CIOLKOWSKI
 
 
 
KONSTANTY CIOLKOWSKI



 
KONSTANTY CIOLKOWSKI
 
 
                                                   

 

KONSTANTY CIOLKOWSKI
 
 
Hermann Oberth
 
 
Robert H. Goddard
============================================================