Até a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, era proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente a imprensa se fazia presente desde o século XVI.
A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 10 de setembro de 1808, com a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial do governo português que tinha se refugiado na colônia americana. Pouco antes no mesmo ano, porém, o exilado Hipólito José da Costa lançava, de Londres, o Correio Brasiliense (com S), o primeiro jornal brasileiro — ainda que fora do Brasil. Enquanto o jornal oficial relatava "o estado de saúde de todos os príncipes da Europa, (...) natalícios, odes e panegíricos da família reinante", o do exilado fazia política. Embora (diferentemente do que muito se divulga) não pregasse a independência do Brasil, e tivesse um posicionamento político por vezes conservador, o Correio Brasiliense foi criado para atacar "os defeitos da administração do Brasil", nas palavras de seu próprio criador, e admitia ter caráter "doutrinário muito mais do que informativo".
CENTENÁRIO DO JORNAL "O ESTADO DE SÃO PAULO"
Parabéns grande Colmpanheiro Leão (CL) José Antônio.Como já escrevi antes, este blog está virando um "LIVRO DE HISTÓRIA". É muito prazeroso acompanhá-lo e se nos permitir,sempre que houver possibilidade, dar sugestões.
ResponderExcluirComo "sapo", já sugiro uma mat´ria sobre a Revolução Farroupilha - 20 de Setembro.
Obrigado pela dedicação com os selos e com que está "escondido" por "trás" de suas estampas.
DEUS o abençoe e continue lhe dando saúde e disposição para tão nobre arte.
Caro Companheiro Leão (CL) Pinho agradeço sua visita e também os elogiosos comentários. Desde a última reunião no Lions Clube de Lorena, quando você fez referência a Revolução Farropilha, que ela foi pesquisada e já está pronta para o dia 20 pf. Mais uma vez agradeço seus constantes acessos e as palavras de apreço e incentivo. Obrigado.
Excluir