Filho de Ferrante Gonzaga (1544-1586), marquês de Castiglione e irmão do Duque de Mântua (?), príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione; seu pai gostaria que seu primogênito seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Renunciou ao título e à herança paternas e aos catorze anos entrou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino (1542-1621). Esquecendo totalmente sua origem de nobreza, escolheu para si as incumbências mais humildes. São Luís Gonzaga teve de ir para Roma no ano de 1590 por motivos de estudo, mas ao deparar-se com as vítimas do contagioso tifo, compadeceu-se dos que sofriam e seu envolvimento foi tanto ao ponto de pegar a doença e morrer no dia 21 de junho de 1591 (data esta que hoje se comemora o seu dia) com apenas 23 anos, em nome da caridade e pureza.
São Luís Gonzaga é considerado Padroeiro da Juventude e dos Estudantes, e seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.
SÃO LUÍS GONZAGA
Bom dia José Antonio, a filatelia em todos os aspectos corresponde as expectativas de nosso cotidiano, parabéns mais uma vez, abraço
ResponderExcluirAgradeço mais uma vez o seu incentivo! Obrigado.
ResponderExcluir